quinta-feira, 5 de março de 2009

Enfimj, Watchmen

Calina Bispo
Repórter
05.03.09


Adaptação de uma obra para outra é sempre esperada com ansiedade e até mesmo desconfiança. E quando se fala de adaptação de uma história em quadrinhos para o cinema, a expectativa aumenta ainda mais, já que as duas linguagens têm na imagem, um dos principais e mais importantes elementos narrativos.

Na Paraíba já tivemos uma experiência que conquistou a platéia local com o curta-metragem Cão Sedento, de Bruno de Salles, adaptado dos quadrinhos do artista multimídia Shiko.

Essa é a nossa referência em adaptações, apesar do quadrinho de Shiko não ter sido publicado, o filme de Salles percorre o país integrando o acervo itinerante da Programadora Brasil, dedicado ao tema de Violência Urbana, sendo exibido em vários cineclubes brasileiros.

Muito além da realidade do cinema paraibano, encontramos Hollywood com seus bilhões de dólares investidos na indústria de cinema. E foi de lá que surgiu uma polêmica que atrasou um dos mais aguardados lançamentos da história das adaptações de HQ para o cinema.



Após resolvido o impasse judicial entre a Fox e a Warner, que impedia o lançamento do filme Watchmen, os amantes dos quadrinhos já podem comemorar em João Pessoa, pois mais do cedo do que se esperava, a adaptação da obra de Alan Moore enfim chega às telas de cinema da capital.

Entre traillers e inúmeros blogs na internet que se dedicam a expor as expectativas dos fãs de HQ, dos fãs de Alan Moore e daqueles que conhecem os quadrinhos apenas através das adaptações cinematográficas, entra em cartaz Watchmen, a partir de hoje no Tambiá Shopping e Box Cinemas no Manaíra Shopping, em duas salas de João Pessoa.

Essa expectativa não é gratuita, já que Watchmen (palavra em inglês que significa 'vigilantes') é tido pela crítica especializada como uma primeiras obras em HQ a conquistar o respeito da literatura e assim ser considerado pelos próprios literatos como obra literária.

'Watchmen' nasceu como uma série mensal da DC Comics e foram publicadas 12 edições no período entre 1986-1987. Um ano depois, a editora investiu na mudança de formato e lançou a obra de Alaan Moore com ilustração de Dave Gibbons, em brochura de Grafic Novel.

Daí pra frente 'Watchmen' se popularizou entre a crítica e o público leitor, sendo a única história em quadrinhos a conquistar o Prêmio Hugo de Ficção Científica, onde são consagradas anualmente as melhores publicações, editores, revistas e promessas do gênero. Em 2005, integrou – também como única publicação em HQ - a seleção das 100 Melhores Obras Literárias da Língua Inglesa de 1923 até o Presente.

O filme é dirigido por Zack Snyder, que em 2007 dirigiu “300”, adaptação da Grafic Novel de FranK Miller. A história é ambientada numa realidade fictícia norte-americana nos anos 80, onde um grupo de super-heróis aposentados começa a ter sua vida ameaçada. Rorschach (Jackie Earle Haley), detetive que usa uma máscara desfigurada, e o Coruja (Patrick Wilson) passam a investigar a identidade do vilão antes que suas próprias vidas corram perigo.

O cantor Daniel (en)cena de boiadeiro



Outra estréia desta semana é o filme brasileiro “O Menino da Porteira”, dirigido por Jeremias Moreira Filho. Com o cantor Daniel como protagonista, o filme se passa no interior do sudeste do Brasil, anos 50.

Diogo é o nome do personagem de Daniel no filme e também na próxima novela da Rede Globo (Paraíso). Além de mesmo nome e profissão – já que Diogo também será cantor na telinha da TV e na telona do cinema, tanto o personagem do filme quanto da novela conserva as mesmas características ficcionais e da vida do cantor.

Diogo/Daniel é um peão de boiadeiro calado, introspectivo de coração bom e quando solta a voz na cantoria, todos se encantam. Entre questões políticas, mocinhos e bandidos, o cantor Diogo/Daniel se apaixona por uma moça cobiçada pelo bandido da trama, mas o amor prevalece e dá tudo certo para o protagonista. Coisas de novela...

Força Policial, conduta americana e escândalos

A última estréia desta semana é o filme “Força Policial”, dirigido por Gavin O'Connor. “Na história, os policiais seguem a vida obedecendo a um estrito código de honra: proteja sempre os seus “Quando uma batida de rotina em um ponto de drogas dá terrivelmente errado, um escândalo de corrupção no coração da polícia acaba se tornando a principal manchete dos jornais.

Nenhum comentário: