quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Tem Furdunço na UFPB

Calina Bispo
Repórter
28.01.09


A partir do segundo semestre de 2009, a TV UFPB poderá ser vista em toda a grande João Pessoa através de canal aberto. Com a concessão do Governo Federal, a TV universitária estreará sua programação em rede aberta de televisão, com transmissão digital, no canal 43.

Atualmente a TV UFPB é transmitida por serviço a cabo pelo canal 22. Seis programas formam a grade que hoje é vista pelos assinantes de TV a cabo. Entre estes programas, encontra-se o Furdunço, que tem a coordenação do professor David Fernandes, também diretor do Pólo Multimídia da Universidade Federal da Paraíba.

“Como o programa será visto pela grande João Pessoa pretendemos mostrar cada vez mais a cara da cidade. Já estamos em processo de mudança completa de cenário e dos quadros do programa”, observa o professor.

Segundo Fernandes, o Furdunço é uma revista eletrônica de conteúdo cultural, que serve de laboratório para mais de 25 estudantes da UFPB, que se revezam nas diversas funções que envolvem a produção de um programa de televisão.

“Furdunço é totalmente produzido por alunos do curso de comunicação social da UFPB e posso afirmar que já passaram centenas de alunos nas diversas funções da produção. Nosso objetivo inicial é divulgar novos talentos culturais locais, estimular o exercício da entrevista e a culinária regional”, afirma.

A primeira exibição aconteceu às 19h do dia 31 de março de 2007. O programa estava sob a direção dos estudantes Pollyana Sorrentino e Aderaldo Júnior. As primeiras edições tinham como apresentadora a estudante de teatro Clara Talha. Posteriormente, com o seu afastamento, assumiu o estudante Giordani Matias, atual apresentador.

“É um laboratório excepcional de televisão. O aluno sai conhecendo todo processo de realização”, diz o professor Fernandes. “Os alunos passam por todas as etapas do processo. E tem um diferencial: o programa é exibido. O programa já qualificou alguns produtores, cinegrafistas, editores de imagens (inclusive já trabalhando com alta definição), apresentadores, cenógrafos”, conclui.

Participam do programa, alunos das três habilitações oferecidas no curso de Comunicação Social da UFPB (Rádio e TV, Jornalismo e Relações Públicas). “Vale ressaltar que não há quaisquer tipos de remunerações concedidas aos alunos envolvidos”, esclarece o professor.

O Pólo Multimídia/TV UFPB oferece apenas os equipamentos necessários à produção do programa, que acaba sendo mantido pelos próprios estudantes, uma vez que anúncios comerciais não são permitidos. Diante disso, criatividade e originalidade fazem a diferença.

“Três momentos estão marcados em minha memória. O primeiro foi uma bela reportagem com o animador cultural de Mangabeira "Bruce Leroy". Ficou magnífico. O segundo foi a reportagem realizada no circo com o globo da morte, e por último o programa de fim de ano realizado na praia. Produção de dar inveja a muita TV por ai”, destaca Fernandes.

Para as gravações do programa especial de ano novo, uma grande equipe de alunos foi convocada para realizar o último Furdunço de 2008. A área externa do restaurante “A Base”, na praia do Bessa em João Pessoa, recebeu uma decoração especial para o evento. Ampliado, o tradicional cenário ganhou novos ambientes.

Apresentado pelo estudante Giordani Matias, o programa contou com a participação do humorista Alysson Vilela – Stand Up Comedy, do “cineasta” Russo Balboa e do tarólogo Luiz Ferreira, que fez previsões para o ano de 2009. Nos quadros musicais, a participação das bandas Rota 33, Coisa de Samba e Forró Pegado.

O Furdunço Especial de Ano Novo foi levado ao ar no dia 27 de dezembro pela TV UFPB e reprisado nos dias 03, 06 e 08 de janeiro em dois horários: 12h e 17h30.

Nenhum comentário: