terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Noite da Cultura Paraibana

Calina Bispo
Repórter
27.01.09


Nesta quinta-feira (29), a partir das 19h na Fundação Casa de José Américo, a Subsecretaria de Cultura do Governo do Estado homenageia artistas, empresas e personalidades que de alguma forma contribuíram com a cultura paraibana.

Chamado de Noite da Cultura, o evento, coordenado pelo Conselho Estadual de Cultura, tem por objetivo a entrega do Registro de Mestres das Artes (REMA) a 11 artistas populares contemplados no ano de 2006 na Lei Canhoto da Paraíba.

“Como tivemos alguns impedimentos em 2006, só agora estamos fazendo a entrega solene do REMA a estes artistas. Mas todos eles estão inscritos e regularizados na Lei Canhoto da Paraíba, inclusive, já recebendo suas aposentadorias regularmente”, diz Sandoval Nóbrega, subsecretário de cultura do Estado.

Receberão o Título nesta quinta-feira: os emboladores de coco Geraldo Jorge Mousinho e Tomaz Cavalcante da Silva (Mousinho e Caximbim), o poeta Francisco Pedrosa Galvão, o artesão Sebastião Matias Cordeiro, a bailarina Neide Maria de Mendonça Brito, a emboladora Terezinha da Silva Carneiro (Teca do Coco de Roda), José Pedro Fernandes (Baixinho do Pandeiro), o poeta popular Manoel Mariano da Silva (Mané de Bia), o artista plástico José Altino de Lemos Coutinho, o artesão Clóvis Martins Beserra e a cantora e compositora Catarina Maria de França Carneiro (Cátia de França).

Para Nóbrega, a Lei Canhoto da Paraíba “representa o reconhecimento oficial e público, por parte do Estado, da contribuição que cada uma dessas pessoas deu, ao longo da vida, para a cultura da Paraíba, seja preservando tradições, seja transmitindo conhecimento, ou escrevendo a história e a identidade do nosso povo”.

Estão aptos a receber o Rema, os candidatos submetidos a análise do Conselho Estadual de Cultura – órgão responsável pela organização, instrução, análise e controle dos processos de candidatura.

Além do diploma que concede o título de Mestre das Artes, os artistas contemplados com esta Lei já estão recebendo o auxílio financeiro pago pelo Estado da Paraíba, no valor correspondente a dois salários mínimos. Em conseqüência disso, os Mestres têm o dever de transferir seus conhecimentos e técnicas aos alunos e aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem organizados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura.

“Ao conceder o Título de ‘Mestre das Artes’, o Governo da Paraíba, garante não só um mínimo de dignidade para uma fase da vida em que essas pessoas não possam mais trabalhar, mas também a certeza de que a sua atividade cultural terá sempre o reconhecimento e o aplauso do povo paraibano”, explica o vice-presidente do Conselho.

A Noite da Cultura também vai homenagear empresas que investiram na cultura em 2006, com a entrega do Selo de Responsabilidade Cultural. Gerardo Rabelo e Balduíno Lélis também recebem o Diploma de Mérito Virginius da Gama e Mello pela elogiada atuação cultural no Estado.

Também serão homenageadas duas personalidades paraibanas: o colunista social Gerardo Rabelo e Balduíno Lélis, idealizador da Universidade Leiga do Trabalho no Cariri paraibano. Os dois receberão o Diploma de Mérito Virginius da Gama e Mello.

Outra ação do Conselho Estadual de Cultura foi a criação do Selo de Responsabilidade Cultural, criado em 2006. “O objetivo não é apenas reconhecer as empresas que estão investindo em cultura na Paraíba, mas também sensibilizar o setor empresarial e a iniciativa privada da importância em se investir em cultura”, observa Sandoval Nóbrega.

O Selo, segundo o subsecretário, será concedido às seguintes empresas: Lojas Maia, Açúcar Alegre, Rede Paraíba de Comunicação, Energisa Paraíba/ Energisa Borborema, Fundação Artística Suellen Carollini, Café São Braz, Oi e Casa Pequeno Davi.

Homenagens e prêmios não faltarão na Noite da Cultura, como destaca Sandoval Nóbrega. “Entregaremos as premiações do Concurso de Redação realizado pelo Conselho de Cultura que tinha por objetivo interar as ações comemorativas dos 80 anos do romance “A Bagaceira”, do escritor paraibano José Américo de Almeida”.

Os alunos premiados neste concurso são Kamilla Henrique Mendonça, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio e Curso Interactivo, na capital, e Dienna Cristine da Costa Almeida, do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arlindo Bento de Morais da cidade de Santa Luzia.

O subsecretário antecipa com exclusividade para a reportagem de A União, que o edital 2009/2010 do Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Lei Augusto dos Anjos será lançado em julho deste ano.

Nenhum comentário: