sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Antologia Sonora da Poesia Contemporânea da Paraíba

Calina Bispo
Repórter
09/01/09

Através do Projeto Cantata Popular, o Sebo Cultural está finalizando um importante projeto para a poesia paraibana. “Antologia Sonora da Poesia Contemporânea da Paraíba” reúne 29 poetas do Estado. O resultado será um Box contendo CD, biografia e comentários acerca da obra de todos os poetas convidados.

Uma novidade que merece destaque é a participação de Chico César e Pedro Osmar, que incluirão um fundo musical em cada um dos poemas recitados. “Os próprios poetas declamaram seus mais representativos poemas - a coordenação de Estúdio foi feita pelo poeta Águia Mendes”, afirma Heriberto Coelho, coordenador do projeto.

“Para não ser produzido simplesmente um livro com um CD encartado, estamos trabalhando numa caixa de madeira decorada contendo um CD, 29 envelopes - um para cada poema, e mais um envelope com ficha técnica e apresentações. Os textos/poemas virão impressos em papel de carta como se fossem manuscritos. Estamos também organizando uma rápida bibliografia de cada poeta”, observa.

Para as apresentações dos nossos poetas, Coelho optou por convidar diversos tipos de personalidades, a exemplo de Delmo Montenegro, poeta e escritor pernambucano, comentando a obra de Linaldo Guedes, poeta e jornalista editor de cultura de A UNIÂO.

Jornalistas importantes como Willian Costa (Jornal O Norte - PB) e Ronaldo Cagiano do Jornal do Brasil (RJ) comentam, respectivamente, as obras de Vitória Lima e Antônio Mariano. O escritor Moacyr Scliar comenta a obra de Edônio Alves.

Também integram a lista de convidados a discorrer sobre a obra dos nossos poetas, pesquisadoras acadêmicas internacionais. São elas: Magdelaine Ribeiro - Professora de Literatura da Universidade de Bordeaux III, apresentando Lúcio Lins e Roselis Batista Ralle, da Université de Reims – France, discorrendo sobre Políbio Alves.

Além destes, completam a lista de poetas paraibanos, os nomes de Águia Mendes, André Ricardo Aguiar, Angélica Lúcio, Astier Basílio, Bila, Bráulio Tavares, Chico César, Chico Lino Filho, Fidélia Cassandra, Hildeberto Barbosa Filho, Irene dias Cavalcante, Jomar Morais Souto, José Antônio Assunção, José Nêumanne Pinto, Marcos Tavares, Paulo Sérgio Vieira, Pedro Osmar, Políbio Alves, Ronaldo Monte, Saulo Mendonça, Sérgio de Castro Pinto, Terezinha Fialho, Valquíria Lins e Vanildo Brito.

Sobre o lançamento, Coelho revela a intenção de lançar esse material ainda no primeiro semestre desse ano. “Estamos vendo a possibilidade de fazermos o lançamento dentro da programação do próximo FENART que possivelmente será em abril próximo”, antecipa.

Infelizmente, a demanda dessa antologia será pequena para atender a todos os interessados. Devido à falta de incentivos financeiros, Coelho afirma que serão produzidas apenas 500 caixas da Antologia.

“A idéia é cada poeta receber cinco caixas a título de "Cachê". Pretendemos também distribuir gratuitamente entre algumas instituições, 200 caixa/antologia. O restante ficará para ser comercializado, objetivando retirar os custos”, diz o coordenador.

E continua. “Quanto à previsão de vendas, de nossa parte, é bastante positiva, inclusive pela novidade da forma como os autores serão apresentados e na própria qualidade da caixa”, diz. “Caso esse projeto (livro/caixa) retire os custos, pretendemos fazê-lo para outras publicações, onde cada envelope passaria a ser um capítulo”, conclui.

Saiba Mais

Em 2006, a InterArte Editora (João Pessoa), reuniu no livro/cd “Todas as Águas”, a obra completa de Lúcio Lins, poeta falecido em abril de 2005. Nesta antologia reencontra-se o poeta em poesia e voz recitando os seus próprios poemas. O projeto contemplou as letras de canção e poemas de Lúcio Lins, musicados por diversos compositores paraibanos. O livro traz textos analíticos de Hildeberto Barbosa Filho, Aglaé Fernandes, Sérgio de Castro Pinto, Edônio Alves do Nascimento e o texto originalmente publicado em francês, de autoria de Magdelaine Ribeiro.

Nenhum comentário: