Matéria publicada no Jornal A União
Calina Bispo
Repórter
07.01.08
A Comissão Organizadora do Baile dos Artistas, que acontecerá no dia 26 de janeiro, no Clube Cabo Branco, às 22h, divulgou na última sexta-feira (4), a relação dos homenageados da versão 2008. Entre eles, a primeira dama do Estado, Silvia Cunha Lima, pelo seu trabalho a frente do Programa de Artesanato da Paraíba.
O Baile tem como objetivo principal reunir artistas, críticos, jornalistas, produtores, intelectuais e foliões anônimos, em torno de uma prévia carnavalesca. Integram a comissão organizadora o poeta Juca Pontes, o produtor Raimundo Nonato Batista Filho, Dona Creusa Pires e os jornalistas Chico Noronha e Estelizabel Bezerra. O Tema do Baile também já está definido e homenageará a capital paraibana: “Jampa, Patrimônio Histórico Nacional”.
Ao todo serão 21 homenageados no Baile dos Artistas. A Comissão Organizadora, em press release destaca que “essa é uma escolha que vem de encontro aos interesses de toda população que mora e trabalha na Capital. É um desejo antigo nosso que agora vira realidade e motivo de orgulho”, registra o jornalista Chico Noronha.
Além da tradicional premiação, o Baile dos Artistas terá como atrações a Orquestra Metalúrgica Filipéia, o lançamento do espetáculo: “Deu a louca no Miss Brasil” e a Banda de Frevo (Teínha). A apresentação da festa ficará por conta de Edileide Vilaça e Dadá Venceslau.
Um programa que virou referência em todo o Brasil
O ano de 2007 terminou com o importante reconhecimento a um segmento da cultura paraibana que até 2003 era praticamente inexpressivo. Através do Prêmio Cultura Viva, o programa de artesanato “A Paraíba em suas Mãos”, foi confirmado, mais uma vez, como uma das melhores iniciativas já tomadas neste setor ao conquistar o primeiro lugar neste prêmio que tem patrocínio da Petrobrás.
O Programa de Artesanato da Paraíba tornou-se modelo e referência nacional neste segmento. Ele propõe a estruturação e a inclusão social gerando renda e oportunidades de trabalho para os artesãos paraibanos. Tanto a visibilidade nacional e internacional quanto o desenvolvimento do nosso artesanato foram conquistados graças ao trabalho articulador da Coordenadora Geral do Programa, a primeira dama do Estado, Sílvia Cunha Lima.
Os homenageados deste ano são:
1 – Fim dos Acampamentos de Lona – Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Secretaria de Habitação;
2 – Artesanato Paraibano – Silvia Cunha Lima;
3 – Formação de Produtores Culturais – SEBRAE /PB;
4 – Construção de Teatros Públicos – Luciano Agra;
5 – Salão de Novos Talentos – Gráfica Santa Marta;
6 –Reconhecimento do Centro Histórico de João Pessoa como Patrimônio Histórico Nacional – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
7 – Lançamento de Novos Autores Paraibanos – UNIPÊ;
8 – Exposição da Consciência Negra – CASARÃO 34;
9 – Espaço Cultural – Zarinha;
10 – PIOLLIN – 30 anos;
11 – CINEPORT – 3ª Versão – USINA CULTURAL SAELPA;
12 – Vereda da Salvação (Teatro) – Cristina Streva;
13 – Palco Giratório / Sonora Brasil – SESC;
14 – ABD – Associação Brasileira de Documentaristas / Seção PB;
15 – Centro Cultural BNB – Sousa –PB;
16 – Organização de Cooperativas de Catadores de Lixo – UEPB/ Jussara Costa;
17 – Festival Aruanda de Cinema – UFPB;
18 – Estação Nordeste – FUNJOPE;
19 – ONG OLHO DO TEMPO – Pela atuação no Vale do Gramame;
20 – Grafitagem nos Trens Urbanos – CBTU;
21 – Camerata Arte-Mulher
Destaques da Imprensa em 2007:
-Calina Bispo (JORNAL A UNIÃO)
- Alex Filho
- Ana Viana
- Clóvis Roberto
- Marcelo José
- Revista Nordeste
- Gisa Veiga
- Oswaldo Travassos
- Helder Moura
- Heron Cid
- Gerardo Rabelo
- Tv Tambaú: Lauro Lima
Saiba Mais
O Prêmio Cultura Viva é uma das ações do “Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva”, idealizado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras e coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que tem por objetivo estimular e dar visibilidade a iniciativas culturais que ocorrem em todo o território brasileiro. O Programa de Artesanato da Paraíba “A Paraíba em suas mãos” concorreu na categoria de Gestor Público com projeto elaborado pela Professora Rosa Tânia Barbosa de Menezes, que contou com o apoio técnico e operacional de Ana Cláudia da Silva Leite e Jussara Pimentel.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário