Calina Bispo
Repórter
17.02.09
O Encontro para Nova Consciência está começando na próxima sexta-feira (20) em Campina Grande e segue até o dia 24 de fevereiro. A grande novidade é que pela primeira vez o Encontro será realizado no SESC Centro e não no Teatro Municipal, onde costumava acontecer nas últimas 17 edições.
Transferido o Encontro, consequentemente a programação musical, que em 2008 aconteceu no Açude Novo, este ano acontece também em novo local, a praça que fica localizada abaixo do viaduto Elpídio de Almeida, em frente ao SESC Centro.
“Acho que essa mudança é muito interessante, dá um caráter mais urbano ao encontro. Nada mais original: os sons do evento serão tocados embaixo do novo e bonito cartão postal da Serra Borborema”, diz Arthur Pessoa, curador da programação do musical do evento.
Pessoa está na curadoria de música do Encontro desde 2003. A partir de então, o carnaval em Campina Grande vem se tornando um dos pólos da música independente do Nordeste.
“A intenção é trazer para Campina o que vem acontecendo na cena independe tanto brasileira quanto internacional. Outro ponto é fazer chegar aqui bandas que muitas vezes só se apresentam em João Pessoa, como é o caso do Mombojó, que nunca tocou por aqui”, observa o curador.
Estão programados, em média, cerca de três atrações por noite. E para aqueles que sempre questionam a ausência de atrações campinenses, o curador afirma que não há do que reclamar. Quanto à presença da Cabruêra na programação, como acontece todo os anos, já que Arthur é o vocalista e produtor do grupo, o curador afirma que a banda tem um papel de mestre de cerimônia do evento.
“Como a Cabruêra está sempre viajando pelo país e para outros países também, acabamos estabelecendo muitos contatos com as bandas independentes e isso se reflete na programação do Encontro, já que nomes importantes da música hoje, sempre acabam aceitando o nosso convite a te mesmo pela relação que se estabeleceu entre a banda e os grupos convidados”, explica Pessoa.
E continua. “Quanto aos grupos de Campina, não sei por que isso já que teremos pelo menos seis atrações da cidade, entre bandas, músicos e DJs Veja só: da cidade teremos Biliu de Campina, Repercussão, Projeto Binário, e todos os DJs que animarão a noite após os shows. E a Cabruêra, claro!”.
A abertura musical acontece nessa sexta-feira, a partir de meia noite e logo de cara traz de volta à Paraíba e pela primeira vez à Campina Grande, duas das bandas de maiores destaques na cena independente brasileira, o Mombojó (PE) e o Camarones Orquestra Guitarristica (RN).
Desde sua formação em abril de 2001, a Mombojó tem colecionado experiências importantes para o trabalho atual da banda. Já em 2002 a Mombojó participaria dos principais eventos musicais de Pernambuco.
A banda pernambucana estará apresentando em Campina as músicas do novo CD – O Homem Espuma, que não é tão novo pois foi lançado em 2006. Mombojó é um nome bem conhecido do brasileiro, tendo sido destaque várias vezes do festival Abril Pro Rock.
O primeiro álbum da banda é “Nadadenovo” (2004). Rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz, clássico, samba e outras referências são elementos num complexo de força melódica.
O grupo é formado por Chiquinho (teclado e sampler), Felipe S (vocal), Marcelo Campello (violão, cavaquinho e escaleta), Marcelo Machado (guitarra), Rafa (flauta)
Samuel (baixo) e Vicente Machado (bateria).
O Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda potiguar de música instrumental calcada no rock que tem como diferencial o trio de guitarras que se revezam, se complementam e se entrelaçam nas composições da banda.
No final de 2007, o Camarones surgiu com o objetivo de fazer uma música instrumental, divertida e dançante, quebrando o estereótipo de que música instrumental é apenas para virtuoses, músicos clássicos e eruditos.
Com essa premissa a banda, que já conta um EP lançado em junho de 2008, onde mistura rock, ska, punk, reggae, temas de desenhos animados e filmes, enfim, tudo o que contribuir para produzir uma sonoridade interessante e um show empolgante.
Dante Augusto, Henrique Geladeira e Rafael Brasil nas guitarras e Daniel Araújo na bateria são músicos vindos da novíssima e promissora geração do rock potiguar. (confira toda a programação musical da Nova Consciência no Box ao lado).
SHOWS DA NOVA CONSCIÊNCIA
SEXTA-FEIRA 20.02:
- Mombojó
- Camarones Orquestra Guitarristica (RN)
- DJ Hunter e Alantronik
SABADO 21.02:
- Projeto Binário (PB)
- Bnegão Sound System (RJ)
DJ Hunter e Fael Lemos
DOMIGO 22.02:
- DJ Dolores e Banda (PE)
- DJ Hunter e Romero Motta
SEGUNDA 23.02:
- Cabruêra (PB)
- Burro Morto (PB)
DJ Hunter e DJ Pagão
TERÇA 24.02:
- Biliu de Campina (PB)
- RE:Percussão (PB)
Mostra de Rap - Paraíba
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário