quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Olha o Cafuçu brincando o carnaval...

Calina Bispo
Repórter
18.02.09

Nesta sexta-feira (20), o projeto Folia de Rua encerra mais um ano de prévia carnavalesca em João Pessoa. Os mestres de cerimônia dessa festa de encerramento são os foliões mais originais do evento, que teve início no dia 13 de fevereiro.

“Lá vai o Cafuçu brincar o carnaval! Lá vai o Cafuçu brincar o carnaval! Olha o Cafuçu, oh oh oh! Olha o Cafuçu!” É o bloco Cafuçu que mais uma vez promete um desfile de “elegância” pelas ruas do centro histórico da capital paraibana.

A coordenação do bloco diz que já está tudo praticamente pronto, apesar do bloco não ter conseguido aprovar o projeto para captação de recursos através da Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura), nem atrair patrocínio da iniciativa privada no Estado.

“Infelizmente só contamos com apoios logísticos da prefeitura de João Pessoa, PBTur e do Governo do Estado, além do Waldyr Acessórios”, explica Marcelina Moraes, coordenadora do bloco.

Apesar da falta de investimentos nessa festa popular, a folia está garantida, porque cafuçu que é cafuçu sai de qualquer jeito. Moraes diz que estrutura do bloco está garantida. Serão 12 orquestras de frevo, divididas entre dois pólos.

Cada pólo contará com seis orquestras. O primeiro pólo será em frente ao antigo cinema Municipal, na rua Visconde de Pelotas. O segundo estará localizada ao lado da padaria Flor das Neves, em frente à praça Dom Adauto.

Na praça Dom Adauto, ou praça do Bispo – como também é conhecida, um grande palco será montado, onde ficará a “Radia Cafuçu”, que animará os foliões a partir das 19h, início da concentração.

“A partir desse horário, a festa será animada pelos tradicionais recadinhos de amor, muito frevo e música brega”, afirma Moraes.

A coordenadora confirma ainda a instalação de duas grandes torres de som, uma em frente a padaria Flor das Neves e outro em frente à Basílica de Nossa Senhora das Neves, garantindo assim que os mais 50 mil foliões esperados não percam nenhum momento do desfile dos Cafuçus.

A saída do bloco está prevista para meia-noite, quando uma orquestra de frevo subirá ao palco da Praça do Bispo para conduzir as outras 12 orquestras dividas entre os dois pólos. O bloco culmina na Praça Antenor Navarro, como de costume.

“Colocaremos um palco lá, onde a Orquestra Cafuceta e o maestro Chiquito tocarão até as 2 horas da madrugada, horário de encerramento da festa”, explica Moraes.

Uma novidade boa para os foliões que se espremem pelas ruas estreitas do nosso centro histórico, é que os cafuçus não precisarão mais disputar espaço na avenida com os ambulantes que sempre provocavam algum tipo de acidente no meio da multidão que acompanha as orquestras.

“A SEDURD fez o cadastro dos ambulantes que estarão trabalhando no Cafuçu e reservou uma área específica para eles nas proximidades do Casarão dos Azulejos, impedindo que eles entrem na multidão”, diz a coordenadora.

Saiba Mais sobre os Cafuçus

O Bloco Cafuçu foi criado em 1990 e àquela época percorria as praias do Cabo Branco e Tambaú. Em 1997, transferiu-se para o Centro Histórico, contribuindo para o resgate do carnaval de rua da capital, procurando incrementar o calendário de eventos culturais, nesta área urbana de fundação da cidade.

Nenhum comentário: