terça-feira, 4 de novembro de 2008

Plataforma de Ação da Montilla

Matéria publicada no Jornal A União

Calina Bispo
26.02.08
Repórter


Em coletiva para o lançamento da nova “plataforma” de ação da Montilla, a gerente de marketing da marca, Deborah Caig, apresentou na segunda-feira (25), para um grupo de jornalistas, o Circuito Verão Montilla, que trará à praia de Intermares, no próximo sábado (1), o rapper Gabriel O Pensador, a partir das 18h.
Em uma área de aproximadamente de 400 m², será montada uma estrutura com capacidade para 3 mil pessoas, que se dividirão entre o palco principal e uma quadra de atividades esportivas, como vôlei, futvôlei e frescobol.
São dois dias de programação, que contará com a distribuição de brindes e realização de brincadeiras como escaladas, andar na prancha, cabo de guerra e observatório. Como o show de Gabriel o Pensador será no sábado, no domingo a programação ficará por conta dessas atividades.
O circuito, como explica Caig, teve início na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE). De lá, seguiu para a praia de Maracaípe, em Ipojuca (PE). A etapa Paraíba encerra esta primeira edição do circuito, que, conforme garante a marqueteira da Montilla, “será um evento anual de verão que estaremos realizando nestas três praias”.
Quando perguntada porque a Montilla escolheu a praia como nova “plataforma” de ação, a marqueteira responde que foi devido ao espírito do pirata da Montilla. “Além do mais, a praia é um evento democrático, divertido, descontraído e onde tudo acontece no verão”. Além disso, Paraíba, Pernambuco e Ceará representam a maior parcela de penetração da marca em todo o Nordeste.
Além de Gabriel O Pensador, também se apresentarão duas bandas locais, que ainda não foram definidas. De acordo com Caig, o critério pela escolha destas bandas se dá pela onda musical do momento, o que revela a pouca preocupação da marca em investir na cultura paraibana. “Nós queremos que sejam bandas legais, que estejam na moda, que os jovens curtam e que toquem músicas cover das bandas do momento”.
Pois é, apesar de apresentar uma ótima opção de entretenimento, o Circuito Verão Montilla não passa disso. Em um Estado onde os números apresentados pela gerência de marketing desta empresa poderiam convencer a qualquer patrocinador em potencial em investir não apenas em músicos mas em toda a diversidade cultural que nossos artistas são capazes de produzir, veremos mais uma vez uma empresa de grande porte chegar, jogar seu merchandising aos consumidores, pegar o avião e só retornar no próximo verão com o que for ditado pela moda do momento.
Sem ter conhecimento de como a Montilla realmente atua na área de incentivos culturais nessa região, Deborah Caig não soube responder, quando perguntada, porque a marca também não patrocina festas populares como o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, mas se esforçou em deduzir que de repente se uma festa é grande demais para atrair 500 mil pessoas, talvez a marca não apareça, e isso não seria interessante para Montilla.
Mas e se ela atrai 50 mil pessoas, como o bloco Cafuçu – por exemplo, aí seria pequena demais para a Montilla estar presente?! Que sejam bem vindas às marcas e os marqueteiros. Mas que o marketing que se faça seja cultural e social também, e não apenas como mecanismo de expansão de mercado descompromissado com a realidade local.
São em estas como carnaval tradição e o Folia de Rua, que o slogan “viva seu espírito pirata” parece não mais ter tanta necessidade. Lembrando que, pelos números apresentados pela Caig, a Paraíba representa 30 % do mercado consumidor da marca em todo o Brasil, e 40 % em relação ao Nordeste. No total, foram investidos cerca 1,5 milhão de reais para realizar o Circuito Verão. Mas tudo é questão de publico e de mercado.

Saiba Mais:

Filho da jornalista Belisa Ribeiro, Gabriel O Pensador conquistou destaque nacional no fim de 1992, quando ainda era estudante de comunicação na PUC do Rio, com a música "Tô Feliz, Matei o Presidente". O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo frente a um processo de impeachment (e de quem Belisa tinha sido assessora).
Cavaleiro Andante é o sétimo disco de Gabriel O Pensador, lançado em 2005. No novo trabalho, o rapper recria "Pais e Filhos", sucesso da Legião Urbana, em "Palavras Repetidas", apresentando ainda mais 10 composições marcadas por suas letras fortes e elaboradas. "Tudo na Mente", "Sem Neurose" e "Tempestade" são outros destaques do CD.

Nenhum comentário: