Calina Bispo
Repórter
10.04.08
Barbie, bicha, biba, bolacha, viado, sapata, gay, lésbica, trava, mona, Mesbla, gilete, hetero, homo, ou bi. Os nomes e as “tribos” são várias. Como a compreensão em torno da diversidade sexual está deixando para trás o conceito conservador de opção sexual, várias estão sendo as formas de se colocar esse assunto em questão e algumas delas estarão chegando em João Pessoa.
Há pelo menos 15 anos, o Mix Brasil - Festival Internacional de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual dá o seu recado e cada vez abrange mais e mais suas praças de exibição. Entre as praças de 2008, João Pessoa está nessa rota. Quem traz esse material á capital paraibana é o XII Festival Nacional de Artes (FENART) juntamente com a gerência operacional das DST/AIDS da Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba.
O FENART será realizado no Espaço Cultural no período de 18 a 26 de abril. Já o Mix Brasil, que integra a programação do Festival, acontecerá no Cine Bangüê, nos dias 23 e 24, a partir da zero hora e no dia 25, ás 18h30. A programação é recomendada para maiores de 18 anos.
A mostra, dividida em três programas, reúne 16 vídeos de curtas-metragem de ficção e um vídeo documentário de longa-metragem. Os vídeos abordam diversos temas relacionados à diversidade sexual e que foram selecionados na 15ª edição do Mix Brasil, realizada em dezembro de 2007.
O Programa 1, a ser exibido no dia 23, apresenta sete curtas internacionais. São eles: Alto Risco (Nahuel Losada, 2007, Espanha, vídeo, 10’); Aquarela da Fama (Darren Stein, 2007, EUA, vídeo, 18’); Casa da Mami (Aron Kantor, 2007, EUA, vídeo, 19’); Gay Zombie (Michael Simon, 2007, EUA, video, 20’) ; Lucky (Dan Faltz, 2006, EUA, video, 6’); Possessão (Hervé Joseph Lebrun, 2007, França, vídeo, 24’); e Rabo de Foguete (Hilari Scarl, 2007, EUA, vídeo, 8’).
O Programa 2, dia 24, contempla a produção nacional com nove curtas-metragens. Flores de 70 (Vinícius Cruxen, 2007, Porto Alegre, vídeo, 22’); 69 – Praça da Luz (Carolina Markowicz e Joana Galvão, 2007, São Paulo, vídeo, 21’); Acorda (Roberta Marques, 2005, Fortaleza/Holanda, vídeo, 17’); Doce e Salgado (Chico Lacerda, 2007, Recife, vídeo, 7’); Ta (Felipe Sholl, 2007, Rio de Janeiro, vídeo, 5’); O Papel das Dobras (Bruno Jorge, 2007, São Paulo, vídeo, 20’); Meu Cão Me Ensina a Viver (Filipe Moura, 2007, Rio de Janeiro, vídeo, 12’); Bárbara (Carlos Gradim, 2007, Belo Horizonte, vídeo, 10’); Beijo de Sal (Fellipe Barbosa, 2006, Rio de Janeiro/EUA, vídeo, 18’).
O Programa 3, dia 25, coloca em discussão a questão dos direitos humanos, através do documentário Na Alegria e na Tristeza (Sebastian Cordoba, 2007, EUA, 76’). Nessa produção o diretor registra a dor, se não o desespero, de inúmeros casais homossexuais e binacionais nos Estados Unidos. O cineasta estreante Sebastian Cordoba conversou com sete casais gays, lésbicos e transgêneros formados por uma metade imigrante num país em plena histeria xenófoba. Em metrópoles ou cidadelas, há incontáveis casais que se formaram sob o signo da dúvida. Desde 2000, no Congresso americano, corre o Uniting American Families Act, uma lei de origem republicana que troca o termo “esposa” por “parceiro fixo”, estendendo os mesmos direitos. Até hoje ela continua em tramitação. Cordoba flagra impasses delicados entre casais, que estão dispostos a qualquer coisa para permanecerem juntos, mas muitas vezes percebem que o amor não vence todas as barreiras.
Saiba mais sobre os vídeos de curta-metragem: INTERNACIONAIS:
Alto Risco - Um jovem apaixona-se pelo homem que pode ser o paciente zero do mais novo e resistente vírus da Aids.
Aquarela da Fama – Os irmãos gêmeos Taylor e Hanson chegam a Hollywood fazendo-se passar pelas gêmeas Ashley e Mary Kate Olsen. Este é um conto sobre a desesperada necessidade de “ser alguém”. Casa da Mami - Richard e Carl, casal gay de ladrões de banco, discutem seus próximos planos quando o carro quebra nas montanhas. Eles procuram abrigo na opulenta mansão de Mami (Veronica Cartwright, de “As Bruxas de Eastwick”). Gay Zombie - Miles, um zumbi obcecado por Hugh Jackman, conhece Todd, um desiludido, e Greg, um gay bem expansivo. Os três entram numa jornada de descobertas, de como se sentir bem na própria pele.
Lucky - Um detetive alcoólatra, na pista de um assassino, envolve-se numa acirrada perseguição que pode revelar detalhes secretos de sua vida íntima. Possessão - Uma história de amor letal. Trilha sonora do Antropik, de ambient electro. Rabo de Foguete - O choque de dois mundos fica evidente quando o aniversário cheio de meninas de 10 anos de Jessica transforma-se no pesadelo de Jason, menino solitário que surta ao dar de cara com esse mundo cor-de-rosa. NACIONAIS:
Flores de 70 – Resgate da cultura GLBT porto-alegrense tendo como representante do início do movimento o clube Flower’s.
69 – Praça da Luz - Um relato sobre a história de vida das velhas prostitutas que trabalham até hoje na Praça da Luz, em São Paulo.
Acorda - Sidney é um garoto do subúrbio que vende pássaros nas praias de Fortaleza. Ao conhecer Robert, Sidney pode estar diante da chance de ir embora e tentar realizar seus sonhos. Roberta Marques também assina o roteiro, a fotografia e a montagem.
Doce e Salgado - Dois adolescentes, amigos de colégio, descobrem o desejo.
Ta - Dois meninos num banheiro público. Eles cheiram cocaína, falam sobre sexo, fazem sacanagens. Mas o filme ganha um outro tom quando revelam o que realmente querem.
O Papel das Dobras - Levando uma relação desgastada com seu companheiro, homem tenta manter vivo seu antigo sonho: ser diretor de teatro.
Meu Cão Me Ensina a Viver - Após a morte de seu cachorro, um jovem fotógrafo sai à procura de todas as extensões do significado de sua existência.
Bárbara - Bárbara, travestida em aparência e essência, ao lado do leito de morte de seu pai, tem que continuar na corda bamba, entre camas da vida e da morte, entre a recusa e a aceitação.
Beijo de Sal - Numa ilha próxima ao Rio de Janeiro, Rogério tenta resgatar seu melhor amigo recém-noivo para curtir a vida e relembrar os bons momentos que passaram juntos.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário