matéria publicada no jornal a união
Calina Bispo
Repórter
01.04.08
Que a cada mês a cidade se espelhe em arte. Opção para isso é o que se apresenta no Sesc João Pessoa desde ontem, com a realização da primeira edição do projeto Abril com Artes promovido pela entidade comerciaria.
Encerrando hoje (3), o evento oferece uma agenda de inicio de mês que oxigena a vida cultural da cidade em tempos escassos tão conhecidos deste período pós-festejos de momo e pré-juninos.
São espetáculos de teatro, exibições de vídeo, exposições e apresentações musicais. A entrada é franca, e toda a programação acontece no período da tarde e da noite na área de lazer e no mini-auditório do Sesc Centro.
De cara, logo se vê na área de lazer a exposição “Instalação, objeto e pintura". Quem assina as obras são os artistas plásticos Emanuel Guedes, Geilson Lucas e Leonildo Galdino. A coletiva faz parte do projeto Agenda de Exposição, que no mês passado ampliou espaço para que a população pessoense tivesse acesso à produção do pintor Flávio Tavares, expondo trabalhos produzidos em sua primeira oficina como ministrante.
A companhia de arte circense Lua Crescente, dirigida por Diocélio Barbosa, sobe ao palco a partir das 14h. Em seguida acontece uma nova rodada de Contação de Histórias, supervisionada pela especialista Joana Fernandes. A cultura popular também tem destaque nesta agenda e se faz presente através da cirandeira Penha, que se apresenta já à boca da noite.
A partir das 19h, dá início à sessão de vídeos paraibanos com as produções de Jacinto Moreno "Táxi", André Costa "Amanda e Monique", e a dupla veterana do documentário paraibano Laurita Caldas e Elisa Cabral com "Palavras circulantes". Os vídeos serão apresentados no mini auditório do Sesc.
Entre as três produções, merece destaque o vídeo de Jacinto Moreno, recentemente lançado em João Pessoa. Além de dirigir, Moreno também atua e assina o roteiro de Táxi, que ainda tem trilha sonora original de Didier Guigue.
O vídeo apresenta a estória de uma pessoa que ao tomar um táxi nas proximidades de um cemitério da cidade de João Pessoa, para visitar a família, deixa para pagar a conta quando o taxista fosse buscá-la de volta. Porém, ele descobre, através do marido dela, que ela tinha morrido tempos atrás. O curta-metragem de 20 minutos tem a produção de Fernando Mercês, que também faz parte do elenco como ator principal além de Douglas Moreno, Adriana Felizardo, Felipe Macedo e Jucinaldo Pereira.
Encerrando a noite, o projeto Glória Vasconcelos apresenta os shows da banda Estado de Espírito, e de Escurinho. Ao todo, o Abril com Artes apresentou sete grupos de artistas, entre teatro, dança e música. No primeiro dia teatro esteve presente com a peça "Baião de dois faz de conta", dirigida pela dupla Ângelo Guimarães e João Dantas, da Companhia de Teatro Luminar. O público também conferiu outras a apresentação da cirandeira Vó Mera, do Cristo Redentor.
Também foram exibidos os vídeos "Condutor de metais" de Alexandre Macedo, e "Enraizados" dirigido por Niutildes Batista. Na música, o projeto contou com as presenças de Sandra Belê e Banda Tocaia, no retorno do projeto Glória Vasconcelos, em que ambos, também, já são conhecidos do público que freqüenta os eventos da entidade comerciaria.
O SESC Centro fica na Rua Desembargador Souto Maior, 291, região central da capital paraibana. Mais informações pelo telefone 3208 3158.
Saiba Mais
O projeto Glória Vasconcelos homenageia uma interprete famosa nos anos de 1980 na noite pessoense. Glorinha, como era conhecida no meio cultural, morreu em um acidente de carro (atropelamento) em meados da mesa década. Desde então o Sesc João Pessoa faz circular pelos diversos bairros da capital paraibana esse projeto que tem como objetivo inicial, abrir espaço para as produções musicais locais.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário