segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Estação Nordeste

Matéria publicada no Jornal A União

Calina Bispo
Repórter
16.01.08

Esta quinta-feira (18) é mais uma quinta-feira do Estação Nordeste em que o grande destaque da noite é a música produzida na Paraíba. De um canto a outro da cidade, duas praças polarizam as apresentações com novas gerações de músicos e experimentos musicais. Praça da Paz nos Bancários e Praça do Caju no bairro do Bessa recebem, juntas, mais de 50 músicos e aproximadamente 15 dançarinos, a partir das 19h. Nos dois locais, as apresentações são gratuitas.
Na Praça da Paz, se apresentam os grupos ‘Cabeça Chata’, ‘Unidade Móvel’ e ‘Tribo Éthnos’. Enquanto isso, na Praça do Caju, no Bessa, se apresentam Hugo Leão, Chico Correa & Eletronic Band, e Toninho Borbo, que lança nesta oportunidade, seu mais novo cd, “Para Fins de Mercado”.
‘Cabeça Chata’ surgiu há 10 anos e atualmente é formada por Wandenberg Pegado (guitarra solo, vocal), Mário Brito (baixo, vocal), Eduardo Brito (guitarra, percussão e vocal), Guga Grimaldi (bateria e percussão). Em 2005, lançaram o primeiro CD intitulado ‘Fusão’. Para compor as músicas o grupo mistura ritmos regionais com rock e samba.
‘Unidade Móvel’ está e, atividade desde 2001. Tem três CDs demo lançados e já participou de três coletâneas lançadas pelo Sesc de João Pessoa como finalistas do festival “Todas as Tribos” (2004-2005-2006). Na edição de 2005, a banda foi vencedora com a música ‘Estranho no ninho’ e seu vocalista recebeu o prêmio de melhor intérprete.
‘Tribo Éthnos’ apresenta não um show, mas uma performance que utuliza elementos da dança e da música. O grupo desenvolve esse tipo de trabalho desde 1990, “promovendo uma arte múltipla conectada tanto com a nossa ancestralidade quanto com as expressões mais contemporâneas da criação artística”, como afirma o vocalista Vant.
Hugo Leão, é cantor, compositor e guitarrista. Integrou o grupo The Gentlemen (anos 60 e 70). Hugo participou como músico tecladista e vocalista do LP ‘A peleja do diabo com o dono do céu’ do cantor e compositor Zé Ramalho, lançado pela CBS/Epic. Foi também tecladista e arranjador dos primeiros LPs da cantora Cátia de França.
Chico Correa & Eletronic Band é liderada pelo músico Esmeraldo Marques, que também desenvolve trabalho e ainda integra o grupo Cabruêra. O grupo apresenta um trabalho sonoro agregado às raízes nordestinas associado a uma boa dose de experimentalismo, sons eletrônicos e folk regional. Chico Correa funde o moderno com o tradicional, o cosmopolita com o regional, tudo com naturalidade e harmonia.
Já o cantor e compositor Toninho Borbo trará à João Pessoa o som urbano do jazz, samba e baladas – ritmo presentes no seu último trabalho ‘Para Fins de Mercado’. O disco lançado em agosto do ano passado – contou com o apoio do Fundo Municipal de Cultura (Fumuc).

Saiba Mais
O ‘Estação Nordeste’ é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), executada por sua Fundação Cultural (Funjope), e conta com o apoio do Ministério do Turismo. O evento, que está em sua terceira edição, teve início dia 4 deste mês e se estende até dia 25 próximo, com shows no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, e em várias praças da cidade, entre elas a Antenor Navarro, no Centro Histórico.

Nenhum comentário: