sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Diversidade Sexual e Folia na Avenida, e não é a Parada Gay!

Calina Bispo
Repórter
13.02.09



Tão tradicional quanto as Muriçocas do Miramar, o bloco das Virgens de Tambaú já arrasta pelas ruas de João Pessoa aproximadamente 300 mil foliões por ano. Este público em sua maioria sai travestido e “montado” para a festa. O desfile de 2009 acontece neste domingo (15), na Avenida Epitácio Pessoa, concentração a partir das 16h e como grande atração a cantora Gretchen.


Ao contrário da Parada do Orgulho Gay de João Pessoa, onde a população pouco adere e até mesmo critica, é no domingo de Virgens de Tambaú que a democracia faz surgir a liberdade a qualquer tipo de orientação sexual, já que há muito está esclarecido que não é opção e sim um direito.

“Como o carnaval é uma festa pagã, as pessoas aproveitam para se libertarem com a desculpa da festa e como a Parada Gay é um movimento de reflexão política muitas dessas pessoas que saem nas Virgens, homossexuais ou não, se sentem muito expostas e acabam não aderindo como acontece no Folia de Rua”, explica o Coordenador do Centro de Referência de Prevenção e Combate a Homofobia, José Felipe dos Santos.



Para Euclides Menezes, presidente das Virgens de Tambaú, a liberdade de expressão é o maior motivo da grande adesão que o bloco conquistou ao longo dos anos. Menezes observa que no Folia de Rua não existe um objetivo panfletário de uma causa, como acontece com a Parada da Diversidade Sexual.

“As Virgens é um bloco lúdico e irreverente, que não tem a fixação de um bloco gay. Nas virgens os homens se vestem de mulher e as mulheres se vestem de homens sem problema nenhum. Só nas Virgens um homem passa a mão em outro homem sem ser agredido porque não há uma causa gay por trás e sim a brincadeira de carnaval como acontece em todo o Brasil”, diz.

Para este domingo (15), de acordo com o presidente do bloco, a programação foi pensada para atingir o maior número de gostos musicais. Serão sete trios elétricos, sendo um exclusivo para música eletrônica.

“Teremos um trio eletrônico para abalar as estruturas do corredor da folia. Será um pancadão de musicas eletrônicas, um banho de efeitos especiais e iluminação especial de have para os foliões e para os dj's Mago William, Iceberg e DJ Jorgito”, acrescenta Menezes.

Os outros trios serão animados por Jairo Madruga, Lis Albuquerque, Gracinha Teles, Renata Arruda, Gretchen, Amandi Cortez, Paulo Neto, Forró Pegado Indó (forró elétrico) e Jurandy do Sax acompanhado de uma Orquestra de Frevo.

Essa festa todo teve início em 1987 e já no segundo ano de existência arrastou mais de 200 mil pessoas. “O bloco se tornou um verdadeiro marco na vida social e turística da cidade, portanto, um dos maiores blocos de arrasto do país”, conclui o presidente do Bloco.

As principais características das Virgens tem sido o bom humor, criatividade e alto espírito carnavalesco. Completa em 2009, 17 anos de desfiles, sendo de longe o bloco mais irreverente do projeto Folia de Rua.

A programação do Folia de Rua durante este final de semana (14 e 15) se completa com o desfile de outros 11 blocos, em diferentes bairros de João Pessoa.

Só neste sábado (14) desfilam os blocos Tambiá Folia, Atletas, Viúvas da Torre, Virgens de Mangabeira, Amoringa, Dxmantelados do Cristo, Eternamente Flamengo, Piabas e Agitada Gang.

No domingo, além das Virgens de Tambaú, também desfilam os Imprensados e as Viúvas da Torre. (ver programação completa no box).


Sábado (14)
16h Bloco dos Atletas, na Via Folia- Avenida Ep. Pessoa
19h Tambiá Folia, na Av.Tancredo Neves
20h Dxmantelados, em frente ao colégio .José Lins do Rego, no Cristo
21h Virgens, em frente ao Col. Luis Ramalho, em Mangabeira
21h Piabas, na rua R. Osório Paes, em Tambaú
19h Bloco do Castelo, na entrada principal da UFPB
17h Amoringa dos Rosa Lima dos Santos, nos Bancários
17h Agitada Gang, na Via Folia- Avenida Ep. Pessoa
18h Eternamente Flamengo, em frente à Caixa D´agua dos Funcionários II

Domingo (15)
12h Viúvas da Torre, na Av.Carneiro da Cunha
16h Virgens de Tambaú- na Via Folia, na Avenida Ep. Pessoa
15h Imprensados, na Praia do Cabo Branco

Nenhum comentário: